VISAGISMO: VIDA PLENA E A BELEZA DA MATURIDADE - Prof. Dr. Robson Trindade - Fases da Vida Setária Cotidiana
Visagism: Fulfilling Life and the Beauty of Maturity
Data: 05/11/2019
O envelhecimento da população, cada vez mais evidente no Brasil e no mundo, tem impulsionado a busca por bem-estar e qualidade de vida na maturidade. Nesse cenário, o visagismo surge como uma ferra- menta essencial, permitindo a valorização da individualidade, o fortale- cimento do autoconhecimento e o resgate da autoestima, especialmente entre o público com mais de 50 anos.
Durante a Longevidade Expo + Fórum, realizada em São Paulo, especialistas em visagismo como os mestres Robson e Tania Trindade destacaram a importância dessa ciência para o público longevo. O even- to, que celebrou o Dia Internacional do Idoso, reforçou a necessidade de se olhar com atenção para as demandas desse grupo populacional
Branding Visagista
em crescimento.
O visagismo é uma abordagem que alia percepção estética à com-
preensão do ser humano como um todo — físico, emocional e psicoló- gico. Para os visagistas Tania e Robson Trindade, a maturidade é o mo- mento ideal para se reconectar com a própria imagem e redescobrir a beleza real, muitas vezes ofuscada pelos padrões impostos socialmente.
A trajetória pessoal dos especialistas reforça essa visão: após os 40 anos, decidiram mudar suas carreiras no universo da beleza e mergulhar no visagismo, buscando uma relação mais profunda com as pessoas. Segundo eles, é na maturidade que se atinge o ápice da sensibilidade e da escuta interior, tornando-se possível enxergar com clareza o valor da experiência acumulada.
Robson Trindade, também professor e doutorando, enfatiza o pa- pel do visagismo no processo de empoderamento na fase madura. A ciência, segundo ele, ajuda a revelar a identidade e a posição da pessoa no mundo, promovendo um reencontro com o próprio valor pessoal, profissional e social.
Ainda segundo os especialistas, mitos como a obrigatoriedade de cortes curtos ou coloração para cobrir fios brancos precisam ser revis- tos. O cabelo pode e deve ser usado como um recurso estético livre, que reflita o desejo e a autenticidade de quem o usa, e não apenas como uma resposta a convenções culturais ultrapassadas.
Thaís Trindade Melro Milhomens, também visagista, reforça a im- portância de considerar o indivíduo de forma integrada. Ela afirma que é fundamental despertar a consciência da beleza como expressão da vivência e da espiritualidade, promovendo uma longevidade mais cons- ciente e plena.
Com mais de 51 milhões de brasileiros acima dos 50 anos — nú- mero que chegará a 72 milhões em apenas 12 anos —, o mercado da longevidade apresenta grandes oportunidades. Porém, muitos ainda en- frentam barreiras para encontrar serviços e produtos alinhados às suas novas necessidades. Para Robson Trindade, o visagismo é a chave para abrir essas portas e revelar o potencial oculto de uma geração inteira.
Comentários