Atendimento no Salão de Beleza - Inspirações na área do atendimento com Paulo Persil, Pietro Trindade, Celso Kamura, Theo de Souza, Nelma Faleiro e Pepe Quiroz
Um Encontro: Eu conheço o Robson Trindade relativamente há pouco tempo. Nós fazemos parte da Comissão dos Cabeleireiros. Nos conhecemos assim, lutando pelas mesmas causas. Confesso que nosso come- ço foi meio turbulento, mas, aos poucos, íamos ganhando mais compreensão um sobre o outro e transformando nossas diferenças em respeito. Assim, quando percebermos, já era amizade e ad- miração. Sei que o Robson tem muito mais estrada que eu e já é um cabeleireiro consagrado há muito tempo, o que poderia nos levar a ter o preconceito de pensar que ele pudesse ser inacessível, mas não, o Robson é bastante generoso e acolhedor.
Quanto à Andrea Romano, bem, mais difícil ainda de falar, pois já somos amigas a mais de 10 anos, sempre uma dando apoio profissional e pessoal para outra. Somos docentes da mesma Universidade, no mesmo curso de Estética e Cos- mética e já passamos muitos momentos difíceis e alegres juntas.
Foi com a Andrea que me sentei para pensarmos num modo mais fácil e compreensível de trabalhar sobre criação de imagem com nossos alunos. Des- sa conversa, nasceu o livro Criando Efeito, nosso xodó, cuidado como um filho nosso.
Diante desse fato, e por saber que o Robson Trindade é o maior embaixador do Visagismo no Brasil, enviei um livro para ele e para nossa surpresa, partindo dele, um convite para escre- vermos um livro juntos. Eu confesso que fiquei muito lisonjeada, sendo esse convite recebido como um elogio ao nosso trabalho, pois sabendo de todo conhecimento e exponencial no mundo acadêmico da beleza no Brasil, sermos convidadas para essa nova parceria, deixa-nos muito felizes e realizadas.
Esse encontro tem rendido nosso primeiro fru- to: um livro didático com crônicas de sucesso sobre atendimento de salão. Espero que gostem, pois foi feito com todo amor e dedicação.
Daniele Bornea Barra
Robson Trindade
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INTRODUÇÃO
POR QUE O ATENDIMENTO É TÃO IMPORTANTE?
Quando começamos a pensar sobre o que escreveríamos, o Robson sugeriu o tema aten- dimento de salão. Nós prontamente concordamos com ele. Se tem uma coisa que é funda- mental para o sucesso, sem dúvida é o atendimento. O atendimento é fundamental não só em um salão, mas em qualquer tipo de negócio. No entanto, o peso do atendimento poder ter impactos diferentes, dependendo do tipo de negócio.
Pensando exclusivamente no salão de cabeleireiro, o peso do atendimento é um dos fa- tores fundamentais em que podemos pensar. Veja conosco a seguinte situação: uma cliente que procura um novo cabeleireiro, entrando num salão pela primeira vez. Nesse momento, a cliente não espera apenas a prestação de um serviço, mas sim, espera um acolhimento, pois está prestes a entregar o seu bem mais valioso dentro da sua imagem, que é o seu cabelo, nas mãos de um desconhecido.
Esse momento é um dos mais tensos para ambas as partes, mas para a cliente, há uma mistura de medo e preocupação, pois não conhece profissionalmente ainda a pessoa que irá a atender. O sucesso dependerá exclusivamente de dois fatores: a qualidade técnica e o aco- lhimento feito pelo salão, em especial pelo cabeleireiro. Para a qualificação técnica, temos muitos cursos, escolas, livros e vídeos, mas para o atendimento, muito pouco. No atendi- mento, os fatores que realmente contam são o quanto gostamos de servir pessoas e como nos relacionamos com elas. Pessoas com dificuldades em se relacionar terão muita dificuldade no atendimento. Podemos encontrar quase uma infinidade de tipos diferentes de clientes, podendo ser legais, complicadas, inseguras, rudes, entre muitos outros estereótipos, mas o tratamento deve ser o mesmo para todas, atencioso, respeitoso e humano. O atendimento leva em conta a inteligência emocional, que será mais importante do que qualquer outra habilidade.
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