EMPRESÁRIO E CONSULTORA DÃO DICAS DE COMO SE REINVENTAR PROFISSIONALMENTE NO MERCADO DE BELEZA - Prof. Dr. Robson Trindade - Visagista - Visagismo
Entrepreneur and Consultant Share Tips on How to Reinvent Professionally in the Beauty Market
27/07/2020
Em tempos de crise, a reinvenção se tornou uma medida essencial para a sobrevivência de profissionais e negócios de todos os setores, e o mercado de beleza não foi exceção. Embora tenha sido um dos mais im- pactados pela pandemia, o segmento de beleza também se tornou uma referência para outros ramos que buscam maneiras de se reinventar. Robson Trindade, professor mestre, doutorando e consultor visagista, compartilhou insights sobre como superar os desafios atuais e buscar a recuperação com base em sua experiência no setor.
78 Curti | trindade | trindade
De acordo com Trindade, um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores é focar suas energias no que ainda é possível realizar e não no que já foi perdido. Ele destaca que a recuperação dos negócios será gradual, com uma média de retorno de apenas 30% do que se tinha antes da crise. Para ter sucesso, será necessário trabalhar três vezes mais do que no período pré-crise. “A chave está em se rein- ventar, ser criativo, inovar e, acima de tudo, se adaptar ao novo normal”, afirma o consultor.
Trindade alerta, porém, que esses conceitos podem causar insegu- rança e medo se não forem abordados com otimismo. A confiança é fundamental para que os empreendedores superem a crise. Ele destaca a importância de ter uma rede de apoio, composta por amigos, conselhei- ros e outros profissionais, para ajudar a abrir novos caminhos e manter a motivação durante momentos difíceis. “Ninguém pode enfrentar um desafio sozinho. É preciso acreditar no processo e sair dessa mais forte, reconhecendo novos parceiros no caminho”, reforça.
A consultora Ana Vecchi, também presente na discussão, acrescen- ta que uma forma prática de dar início ao processo de reinvenção é en- tender melhor o perfil dos clientes. Ela sugere que os profissionais reali- zem pesquisas junto aos seus clientes para identificar suas necessidades, preferências e intenções de compra. Perguntas como “O que mudou nas escolhas de consumo?” e “O que motiva suas decisões hoje?” po- dem fornecer insights cruciais para ajustar a oferta de serviços e alinhar a experiência ao novo comportamento de consumo.
Além disso, a consultora sugere que os negócios se adaptem à cha- mada “Nova Dinâmica de Consumo” (NDC). A pesquisa online rea- lizada pela GisTarget pode ajudar a identificar como a crise alterou o comportamento do cliente, o que é essencial para que os profissionais possam se adaptar às novas demandas do mercado. Com base nesses dados, será possível traçar estratégias que atendam de forma mais eficaz às expectativas dos clientes e aumentar as chances de fidelização.
Outro ponto abordado por Robson Trindade é a importância de cada profissional investir no próprio conhecimento e adquirir novas ha- bilidades. Ele dá o exemplo de uma manicure que, ao fazer um curso de reflexologia, poderia oferecer esse serviço como diferencial para seus
Branding Visagista
clientes. Criar pacotes de serviços que agreguem valor ou oferecer algo a mais como cortesia na primeira experiência são formas inteligentes de fidelizar o cliente e gerar boas experiências em tempos desafiadores.
Para aqueles que preferem atuar de forma independente, o consul- tor sugere que o atendimento domiciliar se torne uma alternativa viável, desde que os profissionais sigam as normas de segurança recomenda- das. O uso de equipamentos de proteção como face shields, luvas e álcool em gel, além de medidas que garantam o cuidado e o conforto do cliente, são essenciais para proporcionar um atendimento seguro e eficaz. A troca de roupa ao chegar na casa do cliente também ajuda a reforçar o cuidado e a atenção.
Para os grandes salões, Trindade sugere parcerias com empresas locais para criar diferenciais, como a desinfecção gratuita dos carros dos clientes enquanto eles realizam os tratamentos. Ele também propõe que pequenos salões se unam, formando uma rede de colaboração em vez de competição. Essa união pode ampliar o leque de serviços oferecidos e criar uma “injeção” de investimentos na região. “Cada profissional traz sua clientela, e ao trabalhar juntos, todos saem ganhando”, conclui Trindade.
Comentários