Beauty Industry Faces New Challenges in the Post- Pandemic Scenario
27/06/2022
Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou desafios inesperados. Com o avanço da medicina, novas tecnologias e a globalização, a vida cotidiana passou por uma transformação radical, especialmente com o isolamento social imposto pela pandemia. Em um cenário onde as pessoas estavam restritas ao ambiente doméstico, sem frequentar escri- tórios, academias ou eventos sociais, surgiram questões fundamentais: como enfrentar essa nova realidade?
A pandemia forçou muitas pessoas a se concentrarem mais em si mesmas e em suas famílias. Após o impacto inicial, houve uma cres- cente redescoberta de valores e um retorno a hábitos mais simples e
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naturais, inspirados no modo de vida dos antepassados. O desejo de se reconectar com a natureza tornou-se uma prioridade para muitas pessoas, refletindo uma mudança significativa no comportamento do consumidor.
De acordo com o provedor de pesquisa de mercado Euromonitor Internacional, 67% dos consumidores afirmam, em 2022, que querem causar um impacto positivo no meio ambiente, buscando maneiras de fazer a diferença no mundo por meio de suas ações cotidianas. Isso inclui a escolha de produtos que não prejudiquem a saúde, a pele e o meio ambiente, refletindo uma demanda crescente por responsabilidade e sustentabilidade na indústria da beleza.
Porém, apesar desse cenário de crescente conscientização, a indús- tria de cosméticos enfrentou desafios econômicos. Dados da Associa- ção Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostram que, em 2021, o setor registrou uma queda de 2,8% no faturamento. Contudo, o presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basílio, destacou que “as empresas que enxergaram as oportunidades em meio à crise e souberam interpretar as necessidades do consumidor conseguiram excelentes resultados”.
A Nasi Indústria de Nutricosméticos, que tinha uma linha de cosméticos pronta para ser lançada na feira Hair Brasil 2020, viu na pandemia uma oportunidade de reinvenção. A empresa reformulou o conceito da marca e apostou na criação de produtos naturais para aten- der à crescente demanda do mercado por alternativas mais saudáveis e sustentáveis. Com a reabertura dos eventos presenciais, a Nasi lançou a marca D’Arco Professional na feira Hair Brasil 2022, trazendo uma linha de dermocosméticos voltados para o corpo, rosto e cabelos.
Cícera Mendes, supervisora de Pesquisa e Desenvolvimento da D’Arco Professional, afirma que a marca busca “aliar a tecnologia com a natureza”, oferecendo produtos multifuncionais que priorizam o cui- dado e a saúde. Utilizando óleos essenciais, manteigas e óleos vegetais, além de extratos naturais, os dermocosméticos da marca estão posicio- nados na linha tênue entre cosméticos e medicamentos, prometendo tratamentos eficazes e terapêuticos.
A pesquisa do Euromonitor Internacional também revelou que
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28% dos consumidores atualmente optam por comprar produtos e ser- viços de origem local, em uma clara busca por individualidade e auten- ticidade. Esse novo comportamento reflete a necessidade crescente dos consumidores de compreender e aplicar práticas de autocuidado que permitam replicar os resultados dos tratamentos de salão em casa.
Para o visagista Robson Trindade, essa tendência é um legado dei- xado pela pandemia. Ele afirma que “a consumidora hoje quer resgatar a sua identidade” e, por isso, necessita de produtos que se alinhem com seu “DNA”, refletindo o melhor de sua imagem pessoal. Esse movi- mento reforça a importância de oferecer soluções personalizadas e au- tênticas para os consumidores, que buscam valorizar sua individualida- de.
VISAGISMO E OS FORMATOS DE ROSTOS PRIMÁRIOS E OS TERÇOS DA FACE NOS DIAGNÓSTICOS DE SAÚDE, BELEZA E BEM-ESTAR - RAZÃO, EMOÇÃO E INTUIÇÃO
VISAGISMO E OS FORMATOS DE ROSTOS PRIMÁRIOS E OS TERÇOS DA FACE NOS DIAGNÓSTICOS DE SAÚDE, BELEZA E BEM-ESTAR - RAZÃO, EMOÇÃO E INTUIÇÃO Visagism and the shapes of primary faces and the thirds of the face in health, beauty and well-being diagnoses - reason, emotion and intuition. RESUMO Este artigo explora o campo do visagismo, uma prática que integra conhecimentos de estética, psicologia e mor- fologia para harmonizar a aparência física de uma pes- soa com sua personalidade e essência interior. Com uma abordagem interdisciplinar, discutimos como o visagismo aplica fundamentos científicos para entender e melhorar a relação entre autoimagem, percepção estética e bem-es- tar psicológico. Através da análise de formatos faciais e sua influência em julgamentos sociais e pessoais, o estudo destaca a importância da razão e da emoção no processo de visagismo. Abordando aplicações práticas em diversas áreas, ...
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