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Visagistas e especialistas alegam que relacionamento é a chave do sucesso pós-crise

O Brasil e do mundo vivem uma nova fase com a crise do Coronavírus, o isolamento social e a incerteza econômica. Profissionais autônomos e liberais buscam saídas e soluções para driblar a falta de trabalho. O setor de beleza e imagem foram um dos grandes impactados e, diante deste cenário, um time de especialistas vem discutindo saídas e soluções para profissionais deste mercado nos quatro cantos do planeta.

"Empreender digitalmente é possível e isso terá reflexões diretas no primeiro dia do retorno pós-crise” - Mestre e Doutorando Robson Trindade, TIDD - PUC/SP



No dia 13 de março de 2020, o Brasil iniciou uma nova fase de sua história. O avanço do Coronavírus no país obrigou órgãos públicos e autoridades de saúde a optarem pela recomendação do isolamento social. Desde então, diariamente ouve-se falar da crise econômica que a população brasileira deverá enfrentar nos próximos meses. Profissionais autônomos e liberais, assim como micro, pequenos e médios empresários buscam saídas e soluções para driblar a falta de trabalho, sem abrir mão de acatar as decisões governamentais.
O setor de beleza foi um dos grandes impactados já nos primeiros dias após o anúncio da necessidade de distanciamento social. Cabeleireiros e barbeiros são alguns dos exemplos de profissionais que ficaram impedidos de realizar seu trabalho sem a possibilidade de estabelecer contato físico com clientes. Diante deste cenário, um time de especialistas vem discutindo saídas e soluções para este mercado frente à crise do Coronavírus no Brasil.
“É de momentos de crise que nascem grandes oportunidades e entendemos que é preciso ter um olhar positivo e inovador para superar as dificuldades que aparecerão. Empreender digitalmente, por exemplo, já era uma realidade, mas agora pode se tornar uma grande sacada para quem quer trabalhar neste período e garantir movimento e clientela a partir do primeiro dia de reabertura dos salões. Apostar em relacionamento é a chave para o sucesso pós-crise”, afirma Robson Trindade, doutorando e visagista, que encabeça o projeto.
O projeto
A união de grandes nomes do setor de beleza brasileiro teve como objetivo principal reunir ideias, experiências e visões diferentes para, desta forma, encontrar soluções e apresentar aos profissionais que se encontram sem a possibilidade de trabalhar diretamente com seus clientes.
“Sabemos que não é um momento fácil, mas temos em nosso segmento pessoas com diferentes expertises e temos a certeza de que juntos podemos encontrar soluções incríveis para orientar profissionais e manter a força de um mercado que vem se mostrando cada ano mais desenvolvido e evoluído”, explica Robson, que é uma das referências brasileiras no segmento de visagismo, ciência que trabalha com a harmonização da imagem pessoal.
Chave para o sucesso
Segundo Trindade, desde as primeiras conversas, o grupo concorda que informação, conteúdo, relacionamento e tecnologia são as palavras principais que profissionais de beleza devem ter em mente para manter a carteira de clientes ativa enquanto o isolamento social for uma realidade no Brasil.
“As primeiras respostas que encontramos foi ‘informe, oriente seus clientes’ e ‘empreenda digitalmente’. Não ter a possibilidade de estar em contato físico com outras pessoas não quer dizer, de forma nenhuma, que não se possa manter um relacionamento com elas. A tecnologia permite isso”, afirma.
Informação, conteúdo e relacionamento
Robson continua explicando que o time de especialistas entende que utilizar redes sociais como WhatsApp, Instagram e Facebook, entre outras, para levar a suas clientes conteúdo é uma ótima opção.
Mas, alerta: “É preciso que o conteúdo seja interessante como apresentar conceitos de beleza, contar histórias que envolvem a beleza e momentos de superação e estimular os autocuidados com a beleza em casa são algumas ideias que podem agregar valor ao trabalho realizado no salão”.
Informação é o grande diferencial destacado pelo visagista quando questionado sobre outros achados do grupo formado por especialistas do setor da beleza.
“Profissionais da beleza podem ser uma fonte excelente de informações extremamente úteis para este momento. Alimentar as clientes com dados que são de muito interesse no momento como, por exemplo, o importante papel do cabelo na disseminação do vírus, é algo que o diferenciará da maioria. Isso gera relacionamento duradouro e um primeiro dia bastante movimentado no retorno das atividades no salão”, encerra Trindade.
Quem faz
O time de especialistas que vem discutindo saídas e soluções para o mercado neste momento é formado por Robson Trindade (Doutorando e Consultor Visagista - Birô de Visagismo), Zulmira Mussa (Doutora em Química e Farmacêutica – Self Cosmecêutica), Luis Cesar Bigonha (Presidente Beleza Patronal), Silvia Barreto (Mestranda e Tricologista), Bete Omori (Presidente HCF do Brasil e Empresária), Paulo Kazacks (Presidente Sweet Hair Internacional), Pietro Trindade (Terapeuta Capilar, Visagista e Teacher training and Coolhunters of beauty), Ana Carlota Vita (Historiadora e Escritora), Claudio Fernando André (Pós Doc, Empreendedor Digital e Coordenador do Mestrado em Games PUC/SP – Criativus Lab), Tania Trindade (Mestre, Consultora Visagista, Professora e Coordenadora de MBA em Visagismo Acadêmico), Letícia Chaves (Educadora e Profissional), Márcio Michelasi (Presidente do Sindicato Pro-Beleza), Silvia Palma (Psicologa e Coordenadora Educacional Hair Brasil).

Fontes:

Instagram - @robsontrin10 

Por Claudia Rocco







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