Pular para o conteúdo principal

Cabelos podem alojar vírus da COVID-19 por até 12 horas - Robson Trindade

Na luta diária contra a disseminação do Coronavírus, muito tem se falado sobre os cuidados de higiene necessários para combater o vírus, mas pouco se ouviu até agora sobre a importância de manter os cabelos curtos e limpos neste contexto. Especialistas afirmam que o vírus pode se alojar nas madeixas por até 12h.

“É preciso mantermos cabelos curtos, limpos e protegidos na luta contra a disseminação da COVID-19” -  Robson Trindade

Desde o início de março, o Brasil vive uma luta diária contra a disseminação do Coronavírus SARS-CoV-2, microorganismo que causa a COVID-19, doença infecciosa que já acometeu mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo e que ainda não se conhece a cura. Muito tem se falado sobre os cuidados de higiene necessários para combater o vírus, mas pouco se ouviu até agora sobre a importância de manter os cabelos curtos e limpos neste contexto. Especialistas detectaram que o vírus pode se alojar nas madeixas por até 12h.

A afirmação é de um grupo de 12 experts do ramo da beleza que vem estudando os impactos que os cabelos podem trazer com a desinformação sobre os cuidados necessários para conter a epidemia no Brasil. “Quanto maior o cabelo, maior a região que o vírus tem para se alojar. E pouco ouvimos falar sobre a necessidade de manter os cabelos presos e muito bem lavados ou de usar toucas ou lenços ao sair na rua. Mas, isso é necessário”, explica Robson Trindade, doutorando, cabeleireiro e visagista, integrante deste grupo.

Segundo opinião do porta-voz do grupo, ainda faltam informações para a população sobre a importância de incluir os fios de cabelos e das barbas nos materiais educativos transmitidos à população. “O uso de álcool gel ou de água e sabão têm uma eficácia altíssima na pele, pois o vírus é gorduroso e estes produtos quebram a partícula de gordura fazendo com que ele morra. O mesmo precisa acontecer com os cabelos, que têm o PH semelhante ao do vírus, o que faz com que eles fiquem alojados por até 12h”.

Cuidados com os cabelos


Quando questionado sobre quais são os cuidados necessários que a população deve ter com os fios, Robson é enfático. “Cortar é a forma mais efetiva, pois quanto mais comprido o cabelo, maior a região para depósito do vírus”.

Mas, conhecendo a realidade do gosto do público brasileiro, especialmente das mulheres, pelos cabelos longos, Trindade aponta outras saídas e soluções. “O ideal, neste momento, como forma de proteção é ter os cabelos mais curtos possíveis. Para as mulheres têm os cabelos abaixo dos seios, minha sugestão é corta-los. Mas, caso não se sinta confortável para fazê-lo, lave sempre que voltar da rua e com bastante cuidado e atenção”.

“O uso de toucas ou qualquer outro meio de proteção para os cabelos ainda não foi amplamente divulgado pela mídia, mas é uma ação que pode ser bastante positiva e eficaz neste enfrentamento ao vírus que estamos vivendo agora”, encerra o cabeleireiro e visagista de grande renome no Brasil.


Para confirmar suas afirmações, Robson Trindade raspará cabelos, barba e bigode como forma de contribuição à educação, conhecimento e proteção da população na luta contra a disseminação do Coronavírus no Brasil.

@cnnbrasilbusiness
@robsontrin10

#cnnbrasilbusiness
#robsontrin10

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VISAGISMO E OS FORMATOS DE ROSTOS PRIMÁRIOS E OS TERÇOS DA FACE NOS DIAGNÓSTICOS DE SAÚDE, BELEZA E BEM-ESTAR - RAZÃO, EMOÇÃO E INTUIÇÃO

VISAGISMO E OS FORMATOS DE ROSTOS PRIMÁRIOS E OS TERÇOS DA FACE NOS DIAGNÓSTICOS DE SAÚDE,  BELEZA E BEM-ESTAR - RAZÃO, EMOÇÃO E INTUIÇÃO Visagism and the shapes of primary faces and the thirds of the face in health, beauty and well-being diagnoses - reason, emotion and intuition. RESUMO Este artigo explora o campo do visagismo, uma prática que integra conhecimentos de estética, psicologia e mor- fologia para harmonizar a aparência física de uma pes- soa com sua personalidade e essência interior. Com uma abordagem interdisciplinar, discutimos como o visagismo aplica fundamentos científicos para entender e melhorar a relação entre autoimagem, percepção estética e bem-es- tar psicológico. Através da análise de formatos faciais e sua influência em julgamentos sociais e pessoais, o estudo destaca a importância da razão e da emoção no processo de visagismo. Abordando aplicações práticas em diversas áreas, ...

HARMONIZAÇÃO OROFACIAL E A CIÊNCIA DO VISAGISMO: UM RECURSO FUNDAMENTAL PARA IDENTIFICAR, EQUALIZAR, EQUILIBRAR, NORTEAR PROFISSIONAIS QUE ATUAM COM RESPONSABILIDADE NA HOF

  HARMONIZAÇÃO OROFACIAL E A CIÊNCIA DO VISAGISMO: UM RECURSO FUNDAMENTAL PARA IDENTIFICAR, EQUALIZAR, EQUILIBRAR, NORTEAR PROFISSIONAIS QUE ATUAM COM RESPONSABILIDADE NA HOF *Artigo submetido aos Anais Hair Brasil Feira e Fórum PRO 2024, com curadoria educacional de Ms. Tania Trindade e Dr. Robson Trindade. Autores: R occo , A.; L obo , M.; T rindA - de , r., T rindAde , T., c urTi , f . D ra . a uDrei r occo , D ra . M aristela l obo , D r . r obson t rinDaDe , M s . t ânia t rinDaDe , e sp . F ernanDo c urti Orofacial Harmonization and the science of Visagism: a funda- mental resource to identify, equalize, balance, guide professionals who work responsibly at HOF RESUMO A harmonização orofacial (HOF) emerge como uma prática interdisciplinar que integra conhecimentos de odontologia, dermatologia, cirurgia plástica e visagismo para alcançar uma estética facial equili...

Preciso de ajuda com minhas unhas

Não tiro as cutículas. Na verdade, sim é habitual no Brasil tirar a cutícula, entretanto deve procurar um profissional ou só dar uma empurradinha pra não atrapalhar, mas no período em que você quer que as unhas  cresçam nem isso faça.  Tirar as cutículas não é um hábito muito saudável ao nosso corpo , pois são uma proteção que quando removidas, a região fica vulnerável a bactérias que podem aparecer pra complicar as coisas. Não uso esmaltes por um tempo. Pelo menos por uns cinco dias deixe as unhas  livres de qualquer química , só pra dar um descanso, para elas respirarem. Porém, se as suas unhas forem muito quebradiças, não recomendo essa prática, pois podem quebrar com mais facilidade ainda. Utilize pelo menos uma base.  Base fortalecedora.  Tenha sempre uma pois realmente funciona. Além das unhas ficarem mais fortes elas crescem mais rápido! Use somente nesse período ou quando for preciso,  porem caso suas unhas forem fracas recomendo ...