Pular para o conteúdo principal

O olhar visagista para imagem virtual: como se apresentar melhor no ambiente digital

 O advento da pandemia da COVID-19, no ano de 2020, fez com que grande parte dos profissionais, das mais diversas áreas, passasse a trabalhar em sistema de home office. Essa nova modalidade de trabalho requer alguns cuidados como a construção da imagem virtual para reforçar a marca pessoal, ambiente no qual o Visagismo se apresenta como a ciência com conceitos práticos que fazem a diferença.

O home office tem sido uma modalidade recorrente de trabalho devido à pandemia. Encontrar os colegas de trabalho, mesmo à distância, passou a ser uma atividade corriqueira. Agora, as preocupações estéticas, que são normalmente da cabeça aos pés, passaram a focar da cabeça até a cintura, que é o que a câmera capta. As brincadeiras de pessoas fazendo reuniões com a calça do pijama, samba-canção ou até shorts têm sido motivo de risadas. Uma comodidade permitida por estar em casa, de acordo com a professora especialista em Visagismo, Thaís Trindade.

Foto: Birô de Visagismo imagem de divulgação / DINO
Sem o ambiente de trabalho, e estando em um ambiente caseiro, é necessário ter alguns cuidados para manter a imagem profissional e adequada, sem dar a impressão de se estar está em casa à vontade, e sim em um ambiente que está sendo utilizado para o trabalho.
Achar o local certo em que a luz esteja de frente para a pessoa, de modo que ilumine todo o rosto e fique com uma visão clara e com mais qualidade; estar em ambientes pequenos melhorara a qualidade do áudio, já em ambientes maiores, como uma sala, o áudio pode ser dissipado pelo ambiente, esses são alguns pontos que o visagista Robson Trindade destaca para manter uma boa imagem no ambiente de trabalho.
Trindade explica que em uma imagem em que a pessoa está contra a luz, normalmente se projeta uma sombra sobre o rosto, o que chama a atenção para o ambiente, já invertendo a posição da câmera é possível notar uma grande melhora na qualidade da imagem, com a luz iluminando bem o rosto da pessoa e centralizado.
Outra alternativa usada para focar a atenção na pessoa nas reuniões, encontros, palestras e conferências virtuais é deixar um fundo mais neutro. Entre as opções estão fundos virtuais, com alguns templates pré-disponíveis para escolha e a possibilidade de desfocar o fundo. O chamado Chroma Key, que é a famosa tela verde da edição, transforma o cenário em qualquer lugar, sem sair de casa. Esse efeito tem divertido as pessoas que estão em isolamento, por poderem se ver em outro local, que não seja a sua própria casa. Além das pessoas que não têm um cenário adequado em casa, possam mudá-lo para deixá-lo menos distrativo.
"O Visagismo é uma análise investigativa, que estuda a face, o corpo, o comportamento e os gestuais de um indivíduo. Está baseado no estudo de cinco aspectos humanos: biologia, psicologia, sociologia, antropometria e morfologia", explica Trindade, profissional do segmento de beleza há 45 anos.
É um estudo aprofundado realizado em fases, com a análise comportamental, que revela a personalidade refletida no visual, a cor do cabelo, as linhas do rosto e assim por diante. Independentemente da área de atuação, a preocupação com a apresentação da imagem se faz presente.
Luciana Zanon, 55 anos, psicóloga, mediadora de conflitos e professora, cliente do Robson relata a sua experiência com a consultoria visagista: "O interessante é que o Visagismo não é só uma questão de face, é uma questão de corpo e postura. É como estar na vida a partir do olhar que eu tenho de mim mesma. Reconhecer a força do poder pessoal, para colocar a minha imagem em movimento".
Segundo a pesquisa do Sebrae em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC sobre as tendências de 2019-2020, os conceitos como sustentabilidade, personalização, valor social, tecnologia e transparência passam a ser decisivos na hora da escolha de um produto. Pela alta concorrência de produtos de cosmética e um mercado mais democrático, onde os e-commerces ganharam espaço, e as vendas pela internet ganharam força. Tendo esse cenário em mente, o consumidor ficou cada vez mais crítico.
De acordo com uma pesquisa da consultoria brasileira REDS, 80% do público feminino, acima de 55 anos, usam produtos para cuidados pessoais regularmente e 43% relatam que o cabelo é a parte do corpo que mais as preocupa. Além dos fios brancos, queda de cabelo, frizz, ressecamento e danos causados por poluição e radiação solar, são citados como um efeito cumulativo com a idade.
Uma das tendências tem sido uma parcela das mulheres que passaram a assumir os cabelos brancos na Europa e nos Estados Unidos principalmente. Em meio a um contexto de aceitação e diversidade.
A imagem do "eu", passa a ser mais contemplada com as reuniões virtuais, já que cada indivíduo pode ver e ter mais controle sobre sua própria imagem durante a reunião. É um cenário muito diferente do presencial, onde as pessoas têm um contato menor com a sua imagem, geralmente usando apenas o espelho na hora de se arrumar e não podendo usufruir dessa autocontemplação durante uma conversa.
Mesmo com a pandemia, usando a máscara em que só aparecem os olhos, houve um aumento de 200% na venda de batons, segundo os dados levantados entre 1º de março a 14 de junho de 2020, pela Corebiz, devido a essas reuniões virtuais, essa atenção aos detalhes tem sido mais requisitada.
Por Gabriela Carvalho da Costa e Fernando CurtiReferências:Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae. Caderno de Tendências 2019-2020. Disponível em: < https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/CADERNO%20DE%20TENDENCIAS%202019-2020%20Sebrae%20Abihpec%20vs%20final.pdf>.
Mesmo com uso de máscaras, venda de batons cresce 200% durante pandemia em SP. E-commerce Brasil, 2020. Disponível em: < https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/venda-batons-dispara-mascaras-coronavirus/>.
Website: https://birodevisagismo.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Preciso de ajuda com minhas unhas

Não tiro as cutículas. Na verdade, sim é habitual no Brasil tirar a cutícula, entretanto deve procurar um profissional ou só dar uma empurradinha pra não atrapalhar, mas no período em que você quer que as unhas  cresçam nem isso faça.  Tirar as cutículas não é um hábito muito saudável ao nosso corpo , pois são uma proteção que quando removidas, a região fica vulnerável a bactérias que podem aparecer pra complicar as coisas. Não uso esmaltes por um tempo. Pelo menos por uns cinco dias deixe as unhas  livres de qualquer química , só pra dar um descanso, para elas respirarem. Porém, se as suas unhas forem muito quebradiças, não recomendo essa prática, pois podem quebrar com mais facilidade ainda. Utilize pelo menos uma base.  Base fortalecedora.  Tenha sempre uma pois realmente funciona. Além das unhas ficarem mais fortes elas crescem mais rápido! Use somente nesse período ou quando for preciso,  porem caso suas unhas forem fracas recomendo usar sempre antes do esmalte. Segue a

Visagismo não é corte de cabelo!! Mas afinal, o que afinal é ...

Make de Coração: Como tirei a definitiva do meu cabelo

Make de Coração: Como tirei a definitiva do meu cabelo : Oiiiii... Amores!! Eis o tão esperado vídeo sobre meu cabelo!!! EEEEEEE... Olha só, uma informação que eu me esqueci de passa no víde… Boa tarde Leidi Me chamo Paola Salles e faco parte da equipe do RedDoor salon & spa, vi sua postagem sobre desprogressivaçao. Gostaria de convidar voce para acessar o nosso site e blog tambem rs… e e possivel entrar em contato com a nossa equipe, pois gostariamos que exprementasse o nosso serviço e comentasse tambem no seu blog http://www.redteam10.com.br Se pssivel entrar em contato com nos. Att. Paola Salles