Pular para o conteúdo principal

Visagismo e a Estética - Robson Trindade e Marcello Araujo

O vasto e inexplorado "Vale da Estranheza" ou "Uncanny Valley" está localizado na mente humana, num lugar situado entre aquilo que nosso olhar observa e cria empatia (provocada pela ativação das células espelho), e aquele lugar onde o que se é observado causa repulsa total (provocada pela ativação da ínsula, responsável pelas emoções). 

O "vale" em questão é oriundo de um gráfico da reação positiva de um ser humano em função da verossimilhança de um robô. A expressão foi criada pelo professor Japonês de robótica, Masahiro Mori que diz que quando réplicas humanas se comportam de forma muito parecida — mas não idêntica — a seres humanos reais, provocam repulsa entre observadores humanos.

A hipótese original de Mori diz que, à medida em que a aparência do robô vai ficando mais humana, a resposta emocional do observador humano em relação ao robô vai se tornando mais positiva e empática, até um dado ponto onde a resposta rapidamente se torna uma forte repulsa. Entretanto, à medida em que a aparência continua a ser menos distinguível de um ser humano, a resposta emocional passa a ser positiva novamente e finalmente aproxima-se do nível de empatia entre dois humanos reais.

Essa área de resposta repulsiva gerada por um robô com aparência e movimentação entre "praticamente humano" e "completamente humano" é o vale da estranheza. O nome abrange a ideia de que um robô com aparência quase humana aparenta "estranho" para alguns humanos, produzindo essa sensação e falhando em ativar uma resposta empática necessária para uma interação humano-robô produtiva.

A mente humana, ao observar um semelhante, gera uma atividade incomum nos neurônios espelho, que são células que estão localizadas no córtex pré-motor, denominando-se de neurónios viso-motores ou células espelho. Trata-se de um neurônio que dispara tanto quando um animal realiza um determinado ato, como quando observa outro animal (normalmente da mesma espécie) a fazer o mesmo ato. Desta forma, o neurônio imita o comportamento de outro animal como se estivesse ele próprio a realizar essa ação. Estes neurônios já foram observados de forma direta em primatas, também existe em humanos e alguns pássaros.

Considerada uma das descobertas mais importantes da neurociência da última década, alguns cientistas acreditam que estas células possam ser de importância crucial na imitação e aquisição da linguagem, e mesmo apesar da atual popularidade do tema, até à data nenhum modelo computacional ou neural plausível foi proposto como forma de descrever como é que a atividade dos neurónios espelhos suportam atividades cognitivas como a imitação.


O Visagismo Acadêmico e a Estética (aqui abre-se um parêntese para desassociar a palavra "estética" da forma que é regularmente associada com procedimentos de embelezamento, e utiliza-la no seu real significado, já que a Estética do grego aisthésis: percepção, sensação, sensibilidade é um ramo da filosofia que tem por objetivo o estudo, da natureza, da beleza e dos fundamentos da arte) estudam o julgamento e a percepção do que é considerado beleza, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica artística; a ideia, de obra, de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado, o visagismo e a estética também podem ocupar-se do sublime, ou da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo, sendo possível asua aplicação em qualquer área cuja reação ou percepção do observador, possa ser direcionada ou manipulada.

Marcello Araujo
Robson Trindade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Preciso de ajuda com minhas unhas

Não tiro as cutículas. Na verdade, sim é habitual no Brasil tirar a cutícula, entretanto deve procurar um profissional ou só dar uma empurradinha pra não atrapalhar, mas no período em que você quer que as unhas  cresçam nem isso faça.  Tirar as cutículas não é um hábito muito saudável ao nosso corpo , pois são uma proteção que quando removidas, a região fica vulnerável a bactérias que podem aparecer pra complicar as coisas. Não uso esmaltes por um tempo. Pelo menos por uns cinco dias deixe as unhas  livres de qualquer química , só pra dar um descanso, para elas respirarem. Porém, se as suas unhas forem muito quebradiças, não recomendo essa prática, pois podem quebrar com mais facilidade ainda. Utilize pelo menos uma base.  Base fortalecedora.  Tenha sempre uma pois realmente funciona. Além das unhas ficarem mais fortes elas crescem mais rápido! Use somente nesse período ou quando for preciso,  porem caso suas unhas forem fracas recomendo ...

A vaidade masculina cresce e o mercado deve estar preparado para isso

Robson Trindade Os homens descobriram que a tecnologia em favor da beleza pode não ser um benefício exclusivo das mulheres. Agora eles sabem que também podem e devem aproveitar disso. Aliás, aproveitar muito, pois a imagem diz tudo a respeito de uma pessoa.  De alguns anos para cá, os cuidados com a beleza deixaram de ser exclusividade feminina e, desta forma, abriu-se espaço para o surgimento de um novo nicho no mercado, que deve estar preparado para atender o público masculino em busca de beleza. Como viagista, posso afirmar que este é o reflexo de uma sociedade que dá muita importância e valor para a imagem pessoal, independentemente do sexo, crença ou condição social.  Apesar de ter sido depois das mulheres, os homens também entenderam que o visual faz diferença - tanto na vida pessoal quanto na profissional. Por isso, sim, hoje eles buscam se cuidar. Números não mentem  De acordo com uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Higie...

Robson Trindade - Visagista Acadêmico - Escova Nuance com Kaue o represe...