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Visagismo e a Estética - Robson Trindade e Marcello Araujo

O vasto e inexplorado "Vale da Estranheza" ou "Uncanny Valley" está localizado na mente humana, num lugar situado entre aquilo que nosso olhar observa e cria empatia (provocada pela ativação das células espelho), e aquele lugar onde o que se é observado causa repulsa total (provocada pela ativação da ínsula, responsável pelas emoções). 

O "vale" em questão é oriundo de um gráfico da reação positiva de um ser humano em função da verossimilhança de um robô. A expressão foi criada pelo professor Japonês de robótica, Masahiro Mori que diz que quando réplicas humanas se comportam de forma muito parecida — mas não idêntica — a seres humanos reais, provocam repulsa entre observadores humanos.

A hipótese original de Mori diz que, à medida em que a aparência do robô vai ficando mais humana, a resposta emocional do observador humano em relação ao robô vai se tornando mais positiva e empática, até um dado ponto onde a resposta rapidamente se torna uma forte repulsa. Entretanto, à medida em que a aparência continua a ser menos distinguível de um ser humano, a resposta emocional passa a ser positiva novamente e finalmente aproxima-se do nível de empatia entre dois humanos reais.

Essa área de resposta repulsiva gerada por um robô com aparência e movimentação entre "praticamente humano" e "completamente humano" é o vale da estranheza. O nome abrange a ideia de que um robô com aparência quase humana aparenta "estranho" para alguns humanos, produzindo essa sensação e falhando em ativar uma resposta empática necessária para uma interação humano-robô produtiva.

A mente humana, ao observar um semelhante, gera uma atividade incomum nos neurônios espelho, que são células que estão localizadas no córtex pré-motor, denominando-se de neurónios viso-motores ou células espelho. Trata-se de um neurônio que dispara tanto quando um animal realiza um determinado ato, como quando observa outro animal (normalmente da mesma espécie) a fazer o mesmo ato. Desta forma, o neurônio imita o comportamento de outro animal como se estivesse ele próprio a realizar essa ação. Estes neurônios já foram observados de forma direta em primatas, também existe em humanos e alguns pássaros.

Considerada uma das descobertas mais importantes da neurociência da última década, alguns cientistas acreditam que estas células possam ser de importância crucial na imitação e aquisição da linguagem, e mesmo apesar da atual popularidade do tema, até à data nenhum modelo computacional ou neural plausível foi proposto como forma de descrever como é que a atividade dos neurónios espelhos suportam atividades cognitivas como a imitação.


O Visagismo Acadêmico e a Estética (aqui abre-se um parêntese para desassociar a palavra "estética" da forma que é regularmente associada com procedimentos de embelezamento, e utiliza-la no seu real significado, já que a Estética do grego aisthésis: percepção, sensação, sensibilidade é um ramo da filosofia que tem por objetivo o estudo, da natureza, da beleza e dos fundamentos da arte) estudam o julgamento e a percepção do que é considerado beleza, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica artística; a ideia, de obra, de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado, o visagismo e a estética também podem ocupar-se do sublime, ou da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo, sendo possível asua aplicação em qualquer área cuja reação ou percepção do observador, possa ser direcionada ou manipulada.

Marcello Araujo
Robson Trindade

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