CLAUDIONOR ARANHA
FREDERICO HORI
GABRIEL SALDANHA
ROBSON TRINDADE
TANIA TRINDADE
VISAGISMO E A ODONTOLOGIA MULTIDISCIPLINAR NA
CONFECÇÃO DE PRÓTESES ESTÉTICAS
Introdução
Ao abordarmos o conceito “beleza”, logo nos deparamos com estereótipos sociais os quais as pessoas se espelham ou esperam alcançar uma proximidade estética padronizada. Porém, essa abordagem pode sofrer variações no decorrer do tempo, de forma linear, onde são estabelecidos padrões ou tendências indicadas por especialistas no decorrer dos séculos.
Como é possível então enquadrar-se em algum padrão se ele se modifica com o tempo? De acordo com o momento histórico? Com as tendências que se alteram constantemente?
O visagismo desmistifica e contribui através de teorias postuladas na perspectiva de que cada pessoa é um “ser único” que é constituído por sua estrutura ossatória, herdada geneticamente.
Utilizaremos a seguir fundamentos pautados por filósofos e especialistas (tais como Pitágoras e Euclides) que afirmam que as partes desiguais de um todo, possuem relações harmônicas e equilíbrio entre elas. Isso se apresenta em todos os seres naturalmente concebidos. Nesse âmbito podemos incluir o homem (homo sapiens).
O que veremos a seguir são contribuições teóricas e práticas que poderão nortear o trabalho de especialistas em próteses dentárias, favorecendo assim um resultado satisfatório, harmônico, equilibrado e acima de tudo personalizado.
A parceria estabelecida entre os 2 profissionais na execução do trabalho que será apresentado teve como objetivo atender com amplitude as necessidades e expectativas do cliente a partir de uma consultoria inicial e o protocolo para procedimentos pré estabelecidos inicia-se a execução do caso .Neste sentido, o envolvimento multidisciplinar (visagista e ortodentista) e a soma de conhecimentos deve estar presente para se obter resultados de excelência.
Harmonização, beleza e filosofia
A proporção áurea pode ser encontrada em obras de arte de séculos atrás. A mesma estaria ali aplicada pelo motivo do autor tentar alcançar a perfeição da beleza.
Pitágoras buscou revelar através da proporção e da razão numérica, a explicação para a harmonização imagética dos seres; busca pela razão áurea. Através de estudos apontou que a proporcionalidade entre duas partes, seja ela de que forma está apresentada, revela então o equilíbrio entre elas. Esse então pode ser encontrado na natureza e são representados a seguir:
Se medirmos do topo de nossa cabeça até o chão e dividirmos isso pela altura de nosso umbigo até o chão, teremos a proporção áurea.
Figura 1: Representação da proporção Áurea no corpo humano
Se medirmos a boca e dividirmos seu tamanho pelo comprimento do início da boca o meio, teremos a proporção áurea.
Figura 2: proporção Áurea orofacial
A sequência de Fibonacci foi desenvolvida pelo matemático Leonardo de Pisa e que buscou representa-lo através do número grego “PHI”
Figura 3: Sequência de Fabriciani
Já para Euclides o retângulo de ouro, surge do processo de divisão em média e extrema razão. Ele é assim chamado porque ao dividir-se a base desse retângulo pela sua altura, obtêm-se o número de ouro 1,618.16
Figura 4: Retângulo de ouro
A obra de Leonardo da Vinci - Mona Lisa, foi elaborada a partir da proporção áurea nas relações entre o tronco e a cabeça, bem como nos elementos da face, mas isso é uma característica inerente ao ser humano e tais proporções podem ser encontradas na maioria das pinturas em que a anatomia tenha sido respeitada. Também são apresentadas na obra: Homem Vitruviano.
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Como base, também podemos citar a obra “Conceitos do belo que influenciam o visagismo” (Robson Trindade), onde sua pesquisa pautada sob a perspectiva de diversos filósofos sobre o a beleza e sua harmonia.
“É a harmonia que agrada a beleza; ora, nós já vimos, a harmonia é resultado da igualdade nas proporções. Esta proporção igual não se acha nas belezas que são do domínio do ouvido ou que resultam do movimento dos corpos, mas ela existe ainda nessas formas visíveis, às quais damos mais comumente o nome de beleza” (Santo Agostinho In: Trindade p. 44)
O autor ainda afirma que os primeiros teóricos da estética foram os gregos, mas a “ciência do Belo”, aparece inicialmente da obra do filósofo alemão Alezander Gottleb com o título Aesthetica (1750 – 1758). Somente a partir do século XVIII, Emanuel Kant, começou a configurar como uma disciplina filosófica independente.
Vejamos então como essa teoria orienta o trabalho voltado para estética, cujo também traz a reflexão para mídia e para a indústria atualmente.
Reestabelecimento da anatomia funcional dos dentes
Durante um processo consultivo odontológico, o profissional foca inicialmente na recuperação da arcada da forma mais original e harmônica possível.
No decorrer desta investigação é realizada uma anamnese para identificar as necessidades técnicas e estruturais do rosto. Além disso, é de extrema relevância levar em conta as expectativas do paciente.
Havendo a necessidade de próteses permanentes é necessário que haja um trabalho interdisciplinar, não apenas o trabalho de especialistas em odontologia. O sucesso desse trabalho está além da escolha da melhor técnica e da recuperar a função mastigatória, também na recuperação da autoestima.
Elementos estéticos buscam harmonizar a cor, das proporções, cor, translucidez, textura e brilho.
Apesar de subjetiva, há um consenso de que a estética exige composições harmoniosas, equilibradas e dinamicamente simétricas. A busca constante da estética natural, juntamente com a evolução de técnicas e formulações polimétricas e cerâmicas, garantem ao paciente a oportunidade de alcançar resultados funcionais e estéticos em longo prazo. (HIRATA, p.209)
A partir de então é realizado a assessoria visagista que orienta questões relevais tais como a estrutura ossatória, brilho, contraste de cor, densidade para só então estabelecer um protocolo através de fotos e exames imaginológico; de alinhamento e pigmentação.
Coaching Visagista
Em fins do século XVIII e meados do século XIX, é possível observar influências da tipologia estabelecida pelos antigos gregos, nas teorias de temperamento de estudiosos alemães como Immanuel Kant e Wilhelm Wundt.
Kant distinguiu quatro tipos de temperamento considerando a composição sanguínea e usando critérios de energia de vida, que oscilam da excitabilidade à sonolência, além de características do comportamento dominante como emoção versus ação: 1) sanguíneocaracterizado pela força, rapidez e emoções superficiais; 2) melancólico:designado pelas emoções intensas e vagarosidade das ações; 3) colérico, rapidez e impetuosidade no agir; e 4) fleumático, caracterizado pela ausência de reações emocionais e vagarosidade no agir (Strelau, 1998).
Levando em consideração os temperamentos e tipos sanguíneos, cabe pontuar que tais alinhamentos de arcada, são destinados a tipos específicos, conforme figura abaixo.
Outra contribuição está pautada nos formatosprimários de rosto, e cada um tem suas próprias características, tanto físicas quanto comportamentais.
Modelo
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Formato
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Temperamento
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Redondo: é arredondado, ou seja, sem ângulos definidos
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Comportamento: Tende a ser sociável e emotivo, mas age de maneira lógica.
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Quadrado:apresenta testa larga e maxilar amplo.
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Comportamento: Age com o cérebro, dificilmente segue um impulso.
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Retângulo Alto: estreito e alongado, com distância maior entre a testa e o queixo.
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Comportamento: Adepto da modernidade e do equilíbrio.
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Retângulo Baixo: largo e curto, tem distância menor entre a testa e o queixo.
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Comportamento:Extrovertido tem personalidade forte e é muito ligado à moda.
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Triângulo Baixo: de fronte mais estreita e maxilar saliente.
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Comportamento: É emocional e sensível. Aprecia a natureza.
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Triângulo Alto (ou invertido):testa e maçãs do rosto são ligeiramente maiores do que o maxilar.
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Comportamento:Em geral, é sociável e decidido.
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Losango:testa e maxilar são mais estreitos e as maçãs, saltadas.
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Comportamento:Tem estilo pessoal marcante.
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A partir das expectativas do paciente, inicia-se a consultoria para a aplicação das ferramentas e técnicas de ambos profissionais.
O que veremos a seguir é a união do trabalho de ambos especialistas para atingirem um resultado mais satisfatório.
A parceria estabelecida entre os profissionais na execução do caso que será apresentado nas próximas paginas tem o objetivo prospectar e atender as expectativas do cliente partir do trabalho complementar.
O primeiro passo após a anamnese é realizar uma consultoria visagista facial parcial para identificar mais elementos tais como, traços de personalidade, temperamento, tipo de pele, assimetria facial, entre outros.
Veja o exemplo :
Consultoria Visagista Facial Parcial por Robson Trindade
Ouvimos frequentemente a frase “A Saúde começa pela boca” e deve ter olhar prioritário, assim sendo todos recursos e conteúdo disponibilizados por profissionais para o desenvolvimento em procedimentos com a finalidade promover saúde bucal elevar o auto estima e propiciar bem estar deve ser visto como mecanismo complementares para obtenção de resultados favoráveis aos pacientes.
Alinhamentos de proporção áurea
Fatores Estéticos avaliados:
· Registros e Medidas / proporções
· Harmonia Facial Dento Labial
· Linha mediana
· Formas, tamanho e cor dos dentes
· Alinhamento Dental
· Curva Anterior Estética
· Relação Lábios dentes / junção comissura Labial
· Relação Tecido branco / Tecido Vermelho
Registros, medidas e proporções
Estar em sintonia com o que o paciente deseja e espera obter ao final do tratamento , facilitara e contribuirá para atingirmos os objetivos previamente estabelecidos.
Devemos ressaltar também que a funcionalidade reflete diretamente a longevidade pós-tratamento e deve estar concomitantemente em harmonia com o belo e funcional.
Procedimentos Laboratorial: análise planejamento e encerramento de diagnóstico.
Com o apoio de imagens o trabalho pode ser planejado com mais propriedade.
Base para inicio de trabalho
Pontos de demarcação para orientação de desgastes
Index utilizado para reproduzir provisório a partir do enceramento de diagnóstico
Remoção de excessos e acabamento final nos provisórios.
A possibilidade do ensaio in Month / thoth torna o procedimento mais previsível, neste momento é possível que as informações colhidas anteriormente tais como alinhamentos, forma, tamanhos, detalhes anatômicos, proporções dente / face podem ser checadas e submetidas à análise em conjunto com o paciente.
Este é um momento oportuno para que as modificações sejam realizadas caso seja necessário, em caso da aprovação podemos seguir com a aprovação final do paciente.
Facetas / lentes confeccionadas
E Max impulse io2
Resultado final
Antes
Depois
Considerações finais
A odontologia estética aplicada de forma interdisciplinar mostra-se capaz de equilibrar as proporções de todos os elementos que compões o sorriso harmônico: gengiva, dentes, lábios de acordo com a Consultoria Visagista Facial Parcial e o formato do rosto interno. Esta demanda está cada vez maior pois a estética se tornou um dos critérios decisivos para avaliar o sucesso da reabilitação oral, potencializando então a autoestima do paciente.
Com um número maior de dispositivos e ferramentas atualmente disponíveis, possibilita com que o paciente visualize o resultado estético que será obtido anterior a realização final do caso, e poderá ser a confirmação de que as expectativas foram alcançadas, Certamente estará corroborando para que não aja diferenças entre o que é esperado pelo paciente, e o que de fato poderá e será realizado pelos profissionais envolvidos na execução do caso.
TRINDADE Robson. Visagismo na Prática. São Paulo: 2013.
_______________. Conceitos do belo que influenciam o visagismo. São Paulo: 2013.
STRELAU, J. (1991). Temperament and Giftedness in Children and Adolescents. Conferência apresentada na "Ninth world conference on gifted and talented children" - Hage Netherlands.
SUASSUNA. Ariano. Iniciação à estética. 9ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
VALE. Lúcia de Fátima do. A estética e a questão do belo na inquietações humanas. Revista Espaço Acadêmico, nº 45 março 2005, p. 07
Figura 2: - Disponível em: http://www.hypeness.com.br/2014/02/a-proporcao-aurea-esta-em-tudo-na-natureza-na-vida-e-em-voce/#
Figura 4 - Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Propor%C3%A7%C3%A3o_%C3%A1urea#mediaviewer/File:Golden_spiral_in_rectangles.png
Figura 5 - Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Propor%C3%A7%C3%A3o_%C3%A1urea#mediaviewer/File:Mona_Lisa_com_estrutura_geom%C3%A9trica_-_Divis%C3%A3o_%C3%A1urea.jpg
Figura 6: Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Propor%C3%A7%C3%A3o_%C3%A1urea#mediaviewer/File:Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour.jpg
Modelo
Aline Carolina Franzoi
Fotografia
Vladi Fernandes
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